História

O S.C. Milionários foi fundado no dia vinte e três de julho de mil novecentos e sessenta e cinco, contando na ocasião com muita simpatia e apoio financeiro de vários comerciantes do bairro de São João Clímaco, que através da colaboração no livro de ouro propiciaram ao clube uma arrecadação que permitiu a confecção de dois jogos de uniformes para a estreia oficial, bem como a compra de bolas, mala de remédios, rede etc.

O primeiro jogo oficial foi realizado no dia trinta e um de julho de mil novecentos e sessenta e cinco, num sábado à tarde no campo do S.B.R. Copa Rio, contra o Linense F.C. (Ipiranga) com os seguintes resultados: empate de dois a dois do segundo quadro que estreava o uniforme azul celeste e vitória por dois a um da equipe principal que estreava o uniforme todo branco.

Primeiro Jogo Oficial do 2° Quadro - Em pé: Manolo, Roberto, Paco, Fininho, Zezinho, Ari, Toninho, Dengo, Jurandir e Sr.Ivo. Agachados: Rino, Arlindo, Ricardo, Eduardo, Clayton, Orlando e Moka - 31/07/1965
Primeiro Jogo Oficial do 1° Quadro - Em pé: Anacleto, Manolo, Sr. Ivo, Cuca, Janjão, Taubaté, Baianinho, Zelito, Aredio, Nelsinho, Nico, Italianinho, Joãozinho, Zé Português, Romeu, Roberto e Orestes - 31/07/1965
Após alguns anos, em outubro de mil novecentos e sessenta e oito, o clube já havia conseguido obter junto aos órgãos públicos o tão sonhado e desejado campo de futebol, na Estrada das Lágrimas, onde hoje se situa a Travessa Mateus Coferati e os muros da prefeitura.

No quarto aniversário de fundação, o clube já gozava de prestígio no futebol amador. Para comemorar a data, o time realizou uma partida contra o expressinho do São Paulo F.C. no estádio dos Meninos F.C. (onde hoje é o Jardim Oriental no Largo do Rudge Ramos) no dia vinte e sete de julho de mil novecentos e sessenta e nove. A partida contou com a presença de vários jogadores profissionais e diretores do São Paulo F.C., entre esses estava presente o então atual presidente do clube na época, Laudo Natel. A comemoração foi vencida pelo São Paulo por quatro a zero, num evento que seria muito comentado nos meios desportivos.

Foto original recuperada da partida entre Milionários X S.P.F.C. em 27 de Julho de 1969 - Em pé: Valter, Manolo, José Douglas Dallora, Zé Gago, Sérgio, Tadeu, Carlito, Fernando, Guiné, Paraguaio, Erasmo, Lima, Sérgio Valentim, Bataglia, Betinha, Wilsinho, Xará, Sr. Laudo Natel, Guilherme Teodoro Mendes, Sr. Tonico Castro e Rubão. Agachados: Roberto Castro, Sr. Ivo Uvina, Bié, Toninho, Toti, Lauro, Paulo Nani, Zé Português, Toninho II, Dinho, Baianinho, Carbone e Italianinho
Foto colorida através do uso de softwares de computação gráfica
Entre os anos de setenta e dois e setenta e três, nosso quadro principal ostentou uma série invejável de quarenta e duas partidas invictas, resultando em um período de um pouco mais de um ano sem perder. O técnico dessa série invicta era o Lelo, pai do Canário, e o fim dessa série foi marcado por uma tarde infeliz aonde nada deu certo dentro das quatro linhas, o time que quebrou a invencibilidade foi um time sem prestígio na várzea naquela época, o Caloroil FC da Vila Carioca, que era uma equipe de uma distribuidora de combustível.

Recorte do jornal "Gazeta do Ipiranga", sobre a quebra da invencibilidade do Milionários, em 2 de Fevereiro de 1973
Durante as décadas de setenta e oitenta, nosso clube contava com grande prestígio no bairro, perante a população, contando com o apoio dos comerciantes locais que eram em sua maioria associados ao clube. Oferecíamos aos associados, além do futebol, outras atividades em nossas sedes sociais, como quadra de futsal.

Equipe de futsal, atuando em nossa sede, na década de 70
Equipe de veteranos no antigo campo do Milionários, em 1985
Torcida sentada no barranco do campo assistindo aos jogos
No dia cinco de março de mil novecentos e oitenta e oito, a administração de Jânio Quadros desapropriou a área para a construção de casas populares da Cohab, com o clube sobrevivendo a esse golpe, o S.C. Milionários passou a jogar em campos adversários, mantendo seu padrão de muito amor à camisa e muita união entre seus defensores.

No lado social, o clube realizava bailes aos domingos à tarde, num ambiente muito familiar, estes eram realizados das seis às dez da noite na sede social na Rua Maraú, número sessenta e cinco, num imóvel alugado. Todo final de ano realizávamos shows no Cine Cristal ou no Cine Seckler a favor da arrecadação de fundos para a campanha de natal contando com a colaboração de vários artistas famosos.

Espaço, hoje em dia, aonde realizavam-se os bailes do clube antigamente
Espaço aonde encontrava-se o Cine Cristal, na Rua Tamuatá n° 77 (atual n° 315). Inaugurado em 1949, encerrou suas atividades na década de 1970 e comportava cerca de 550 lugares. Imagem cedida pelo blog Cine Mafalda
Festa beneficente promovida pelo Milionários em 1965 no Cine Seckler, na foto temos a apresentação da banda "The Dragons" com as flâmulas do Milionários ao fundo
Nos bailes do clube era de costume que a música "O Milionário", criada em 1965 pela banda "Os Incríveis", fosse tocada, levando a alegria e euforia de todos os presentes no salão. Tal música ficou conhecida internamente como o hino do Milionários e é tocada até hoje nos jantares e festas do clube, escute a música clicando no link abaixo:


Com o passar dos anos, as dificuldades financeiras foram aparecendo, o clube não conseguia mais realizar atividades filantrópicas e logo foi obrigado a se retirar do imóvel na qual ficava sua sede que teria sido vendida por seu proprietário. Porém, sempre com muita raça e amor ao clube, vários idealistas conseguiram mantê-lo em atividade, sobrevivendo a todos os obstáculos que viriam a aparecer.

O clube em tempos passados, quando possuía seu campo, mantinha as seguintes atividades: equipe principal (primeiro e segundo quadro) aos sábados à tarde, dente de leite e dentão aos domingos de manhã, juvenil A e B, e veteranos A e B nos domingos à tarde, além de equipes de futebol de salão.

No fim dos anos oitenta, nosso primeiro quadro ostentou novamente uma boa série invicta, desta vez foram trinta e duas partidas sem perder. A base deste time era composta pelo goleiro Hudson, na lateral direita o Canário, na zaga Mussarela, Wagnão e Picolé, na lateral esquerda Caipira e Ivan, volantes Jairo e Limão, na meia jogava o Nirão, e no ataque Mineiro e Nenê. O técnico deste time era o Erasmo. Todos os jogos dessa época foram fora de casa pois o clube havia perdido seu campo em oitenta e oito.

Recorte do jornal "Gazeta do Ipiranga" sobre o fim da invencibilidade, em 19 de Maio de 1989
Após alguns longos anos jogando apenas como visitante, em meados dos anos noventa, o Milionários passou a jogar suas partidas no campo do Cerâmica, em São João Clímaco, aonde hoje se encontra o CÉU Meninos. O local se tornou a casa do Milionários até dois mil e dois aproximadamente, quando o local foi reapropriado pela prefeitura para o início das obras do CÉU. Pertinho dali, e na mesma época, a equipe de veteranos do clube jogava suas partidas de domingo de manhã no campo do Clube Esportivo e Recreativo São José em São Caetano do Sul, local aonde hoje se encontra o Centro de Treinamento de Atletismo. Uma curiosidade é que durante os anos noventa tanto o primeiro quadro quanto o segundo eram muito fortes, e por esse motivo existia um confronto interno para disputar quem era o melhor time da época, sendo assim, sempre que jogavam contra em brincadeiras tínhamos ótimos jogos. 

Equipe do segundo quadro, no campo do Cerâmica, em Maio de 1999
Equipe do primeiro quadro, no campo do Cerâmica, no início do ano 2000
Equipe de veteranos, no campo do São José, em Janeiro de 2000
Desde os anos dois mil aproximadamente, o Sport Club Milionários passou a ter apenas dois times, o time principal (conhecido como primeiro quadro) e o time de aspirantes (chamado de segundo quadro), variando alguns períodos com a presença ou não do time de veteranos. As partidas seguem sendo realizadas nas tardes de sábado, sempre com o lema “tradição, lealdade e humildade”. Assim pretendemos manter o S.C. Milionários em atividades por muitos anos, pois nossa união é muito forte.

A partir de dois mil e três o time passou a jogar no campo dos comerciantes da Vila Vivaldi, no bairro do Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo (devido a dificuldades para encontrar campos disponíveis em São João Clímaco).

Primeiro quadro no campo do Comerciantes da Vila Vivaldi/ECO em São Bernardo, no ano de 2005
Segundo quadro no campo do Comerciantes da Vila Vivaldi/ECO em São Bernardo, no ano de 2005
Um dos ótimos times do primeiro quadro jogando no campo do Comerciantes da Vila Vivaldi/ECO, em meados de 2007/2008
Mas devido a obras no terreno da prefeitura que fica ao lado, o campo foi desativado no fim de dois mil e doze, por tempo indeterminado e passou a servir como um local para guardar as máquinas utilizadas nas obras do piscinão do bairro do Rudge Ramos.

A partir do início de dois mil e treze, o Milionários iniciava sua empreitada de partidas fora de casa. No mês de julho o clube até conseguiu mandar suas partidas no campo do UCRA na Vila Carioca, porém com a retomada das atividades do time local teve que voltar a jogar em campos adversários novamente até o final do mesmo ano.

Após atuar apenas como visitante no ano de dois mil e treze o Milionários encontrou um campo para jogar na temporada de dois mil e catorze, no bairro do Jardim Beatriz em São Bernardo do Campo, porém devido as condições de jogo no campo do Jardim Beatriz serem ruins e pelo fato de poucos times quererem ir até o local devido a distância o Milionários voltou a jogar como visitante no ano de dois mil e quinze.

Equipe do segundo quadro em março de 2014 no campo do Jardim Beatriz em São Bernardo
O início de dois mil e quinze não foi fácil, novamente estávamos jogando fora de casa, enfrentando campos ruins, times violentos, falta de jogadores e todas as outras dificuldades de jogar sem ter um campo sede. Eis que em maio do mesmo ano surgiu uma oportunidade de jogarmos no campo do Vila Paulicéia em São Bernardo do Campo. Naquele momento a diretoria visitou o local e a oportunidade era ótima, o campo era mais próximo de São João Clímaco e dos nossos atletas, além de ser um campo grande e com boa estrutura. Sem pensar duas vezes o negócio foi fechado e o Milionários passou a sediar suas partidas na Vila Paulicéia em São Bernardo do Campo, local no qual o clube joga até hoje.

Primeiro quadro fazendo a roda de oração antes do jogo
Primeiro quadro em outubro de 2019
O clube mantém suas tradições e em todos os meses de julho realiza seu jantar de aniversário, muitas vezes realizados nos restaurantes do Bairro Demarchi, na maioria das vezes no saudoso restaurante São Francisco, que foi fechado em dois mil e dezenove. A festa conta com a presença de atletas com suas famílias e amigos, o jantar sempre leva em média oitenta a cento e vinte pessoas. Os jantares são realizados desde o primeiro aniversário do clube até os dias atuais.

Primeiro jantar de aniversário do clube em 1966
Jantar de 50 anos de fundação realizado no Ilha de Capri em 2015
Jantar de aniversário no Restaurante São Francisco em 2019
Dessa maneira o Sport Club Milionários mantém suas atividades e consegue se firmar no futebol de várzea paulistano há mais de cinquenta anos.

Este artigo e seus detalhes foram generosamente cedidos por Manoel Gonçales Palmares, o único sócio-fundador em atividade no clube, na qual exerce o cargo de Presidente executivo.

Documento Oficial
A Fundação

No dia dezesseis de julho de mil novecentos e sessenta e cinco um grupo de amigos que costumava se reunir em frente ao Foto Estúdio Moderno, na Estrada de São João Clímaco, resolveu fundar no bairro um clube com uma nova mentalidade desportiva, este grupo de amigos formava uma ala de dissidentes do S.B.R. Copa Rio de São João Clímaco.

Grupo de amigos que se encontravam em frente ao Foto Estúdio Moderno e tiveram a ideia de fundar um clube de futebol. Na foto estão de pé Rino Tubini, Italianinho e Zé Português. Agachados estão Janjão e Manolo
Antiga ala do S.B.R. Copa Rio em viagem realizada em 20/03/1960 para a cidade de São José do Rio Preto. Componentes da delegação (da esquerda para a direita): Domingos, Pedrinho, Sr. Romero, Sr. Francisco Martines, Thomas, Ricardo, Levindo, Carabina, Jango, Nico, Zelito, Roberto, João Caetano, Tia, Joãozinho, Paco, Aguilléra, Manolo, Zé Português, Nelson e Bras
Após chegarem a um acordo, foi marcada a reunião para a concretização desse desejo, na qual seria realizada dia vinte e três de julho de mil novecentos e sessenta e cinco às oito horas da noite na Rua Tito Oliani, na casa de Lívio Tubini.

Antiga casa de Lívio Tubini, hoje em dia, aonde na garagem foi realizada a reunião para a fundação do clube, tornando-se a primeira sede do Milionários. O revestimento de tijolinhos vermelhos era especialidade da família Tubini

Na reunião compareceram vinte e cinco pessoas, a mesma foi iniciada às oito e meia da noite sob a presidência do Sr. Roberto Jesus Castro que colaborou na confecção da ata de reunião de fundação, colocando-se em pauta os seguintes assuntos:
  • Leitura e aprovação dos estatutos
  • Data de fundação
  • Nome do clube, cores e distintivos
  • Principais atividades
  • Eleição do Conselho Deliberativo
  • Eleição e posse da diretoria
  • Outros assuntos
A seguir foi definido como data de fundação o dia vinte e três de julho de mil novecentos e sessenta e cinco. Com relação ao nome do clube foram propostos os seguintes nomes:
  • Esporte Clube Moderno, por Roberto Jesus Castro
  • Esporte Clube São João Clímaco, por Ivo Uvina
  • Sport Club Milionários, por Rosario Martinez Papa
A sugestão de Rosario Martinez Papa foi inspirada no sucesso que fazia o clube colombiano Millonarios de Bogotá. No início dos anos 50, o clube colombiano se tornou um dos mais fortes clubes do mundo com a criação da Liga Pirata colombiana (a liga Dimayor), uma liga desvinculada da FIFA durante o famoso Eldorado Colombiano. Grandes atletas do futebol sul-americano jogavam no poderoso time que oferecia salários altos, Di Stéfano foi um dos mais famosos que participou destes momentos. Além do mais, o Millonarios sagrou-se campeão de diversos campeonatos nacionais nas décadas de 50 e 60, sagrando-se um super time.

Estatísticas da votação para definir o nome do clube
Antes de realizar a votação, precisamente dois dias após a sugestão dos nomes, o fundador Rosario Martinez faleceu em um trágico acidente de carro e em sua homenagem resolveram acatar sua sugestão, sendo assim, sua proposta foi a vencedora recebendo treze votos enquanto E.C. São João Clímaco recebeu sete votos e E.C. Moderno recebeu cinco votos.

As cores também foram determinadas, seria azul, vermelho e branco. O distintivo foi inspirado no do Real Madrid da Espanha, a partir de uma flâmula que o Manolo ganhou na época, tendo somente as letras internas trocadas para S.C.M.

Definiu-se também que as principais atividades seriam:
  • Futebol de Campo
  • Futebol de Salão
  • Atividades Sociais
Foi proposta pela Diretoria executiva a confecção do livro de ouro, com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de materiais esportivos, este seria passado no comércio do bairro e entre os membros que participaram da reunião, ficando o Sr. Lívio Tubini e o Sr. Antonio Carrascosa Blasques encarregados dessa função.

Não havendo outros assuntos a tratar, o Sr. Ivo Uvina, presidente da diretoria, marcou nova reunião no mesmo local da reunião anterior para as oito horas da noite do dia vinte e sete de julho de mil novecentos e sessenta e cinco, esta serviria para tratar de outros assuntos de interesse, dando por encerrado os trabalhos às onze e meia da noite do mesmo dia.

Fundadores

A princípio a formação seria:

Presidente:
  • Ivo Uvina
Vice Presidente:
  • Roberto Jesus Castro
Secretário:
  • Manoel Gonçales Palmares
2º Tesoureiro:
  • Antonio Carrascosa Blasques
1º Tesoureiro:
  • Nelson Tonioco
  • Rosario Martinez Papa
Vice Diretor Esportivo:
  • João Raimundo
2º Vice Presidente:
  • Lívio Tubini
Conselho Fiscal:
  • Rino Tubini
  • José Muraki
  • Rubens Pereira Cesar
Presidente do Conselho:
  • João Baptista Mascagna
Secretário do Conselho:
  • Ricardo Velasques
Vice Presidente do Conselho:
  • José Coelho Filho
2º Secretário:
  • Clayton Fragoso
  • José Pinto de Almeida
  • Antonio Pinto de Almeida
  • José da Costa Neto
  • Joaquim Amaral
  • Aredio Mancuso
  • Orestes Magnani
  • Lourival Velasques
  • Anacleto Vaz de Lima
Diretor Social:
  • Valter Pereira Cesar
  • Luís Pereira Cesar
Em seguida foi colocada entre os presentes a votação para a eleição do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, por votação unânime foram eleitos os seguintes membros:
Presidente:
  • João Baptista Mascagna
Vice Presidente:
  • José Coelho Filho
1º Secretário:
  • Ricardo Velasques
2º Secretário:
  • Clayton Fragoso
Membros do Conselho Fiscal:
  • José Muraki
  • Joaquim Amaral
  • Orestes Magnani
  • Aredio Mancuso
  • Anacleto Vaz de Lima
  • Lourival Velasques
Ata de Nomeação do Conselho Deliberativo
Para a composição da diretoria foi apresentada a chapa única com a seguinte constituição:
Presidente:
  • Ivo Uvina
Vice Presidente:
  • Roberto Jesus Castro
2º Vice Presidente:
  • Lívio Tubini
Secretário:
  • Manoel Gonçales Palmares
2º Secretário:
  • José da Costa Neto
Tesoureiro:
  • Nelson Tonioco
2º Tesoureiro:
  • Antonio Carrascosa Blasques
Diretor Social:
  • Valter Pereira Cesar
2º Diretor Social:
  • Luís Pereira Cesar
Diretor de Esportes:
  • João Raimundo
Vice Diretor de Esportes:
  • Rubens Pereira Cesar
Suplentes da Diretoria Executiva:
  • José Pinto de Almeida
  • Rino Tubini
  • Rosario Martinez Papa
  • Antonio Pinto de Almeida
Ata de Nomeação da Diretoria Administrativa
Na abertura dos trabalhos, o Sr. Manoel Gonçales Palmares efetuou a leitura dos estatutos com todos os membros presentes aprovando por aclamação.

Foto histórica da Estrada das Lágrimas em São João Clímaco e seus campos de futebol
Para a comemoração de 50 anos de fundação do clube, em 2015, foi criado um vídeo em homenagem aos grandes momentos de nossa história na forma de uma retrospectiva, na qual foi exibido durante o Jantar de 50 anos. Confira a retrospectiva de 50 anos do Milionários clicando no link abaixo.


Outra maneira de relembrar a história de nosso clube é através de nossas fotos. No álbum abaixo organizamos todas nossas fotos em ordem cronológica, ou seja, temos fotos desde a fundação em 1965 até os dias atuais. Além disso, muitas fotos estão com legendas, identificando os atletas e os momentos registrados em cada imagem. Acesse o link, clicando na imagem abaixo, e relembre nossa história através desta experiência.

S. C. Milionários

10 comentários:

  1. Acabei de ler, e estou muito emocionada, meu tio Lívio Tubini e Rino Tubini fez parte de tudo isso...sem palavras

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos blogueiros do Sport Club Milionários! Resgatar a história em um país pouco afeto às suas tradições é iniciativa das mais louváveis. A mim, é especialmente gratificante conhecer a trajetória do clube que meu pai, Roberto Jesus Castro, ajudou a construir. Muito sucesso!
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. O maior de São João Clímaco.

    ResponderExcluir
  4. show esta historia de nosso bairro e amigos. maravilhoso. parabéns aos amigos que resgatou esta parte de nossa historia.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom rever pessoas as quais fizeram parte de minha infancia, onde vivi em São João Climaco.

    ResponderExcluir
  6. O time mais temido de São João Clímaco

    ResponderExcluir
  7. Ficou legal, coloque algo sobre o Cine Secler.
    CINE SECLER - Prop. Emp. de Cinemas Eldorado Ltda.
    Av. São João Climaco 854 - São João Climaco - Fund. 1956 - Cinema - 650 lugs.
    Ap. 35 m/m - Func. Diario - media anual 420 sessões - 78.811 espectadores
    fechou no inicio dos anos 70, na década de 80 reabriu como VITORIA 3 mas funcionou por pouco tempo.
    Situação atual - fechado no predio funciona uma igreja

    ResponderExcluir
  8. Estou procurando uma foto com o Maurinho, Mauro Martins, meia esquerda habilidoso que jogou no milionários na década de 70 . Agradeço qqr contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O senhor já deu uma olhada no nosso álbum de fotos?
      Talvez lá tenhamos essa foto que o senhor procura, para acessá-lo basta ir na página "Galeria de Fotos" de nosso blog, e entrar no álbum "S.C. Milionários". Obrigado!

      Excluir