Recortes de Jornais

Na década de 60, o esporte amador era visto com muito carinho pela população local, e tamanho interesse da sociedade no ótimo futebol praticado pelas equipes varzeanas fazia com que os antigos jornais de bairro cobrissem o conteúdo esportivo de cada região.

E com o nosso querido Milionários a história não poderia ser diferente, fundado em 1965, o clube em seus anos iniciais contava com muito prestígio no esporte amador da região de São João Clímaco e no bairro do Ipiranga. Tal prestígio, fez com que os jornais da época se interessassem em cobrir o dia a dia da tradicional agremiação.

Por um longo tempo, o Milionários teve destaque nas colunas de futebol amador do famoso jornal "A Gazeta Esportiva". O elo entre o clube e o jornal era feito através de três pessoas, dentre elas estavam o José Coelho (Zé da Gazeta) e seu filho, José Coelho Filho, na qual ambos trabalhavam na Gazeta Esportiva, moravam em São João Clímaco e eram conselheiros do clube. Além deles, outra pessoa que trabalhava no jornal e fazia a comunicação com o clube era o Paquito, tio do Rosário Martinez.

Na imagem, temos a diretoria do Milionários numa visita ao jornal "A Gazeta Esportiva", o prédio do jornal era localizado na Avenida Cásper Líbero.
Festival em comemoração ao 1° Aniversário do Milionários, no dia 25 de Julho de 1966.
Durante as primeiras décadas de cobertura, a coluna esportiva se chamava "No Mundo do Futebol Amador", que durou até 1983 e depois se tornou "Futebol Amador", como podemos ver nas imagens abaixo.

Coluna "No Mundo do Futebol Amador", de 13 de Setembro de 1983.
Matéria da coluna "No Mundo do Futebol Amador", em 17 de Novembro de 1983.
Exemplo de como eram feitas as marcações de jogos, através do próprio jornal, em 17 de Novembro de 1983.
Coluna "Futebol Amador", em 13 de Julho de 1984.
A cobertura da "Gazeta Esportiva" durou até meados dos anos 90, momento na qual o jornal entrou em crise e começou a fazer cortes em sua programação, dentre os cortes estava o futebol amador.

Outra parceria jornalística de sucesso da época aconteceu com o tradicional jornal de bairro da "Gazeta do Ipiranga", jornal que era muito importante para o bairro, na qual iniciou suas atividades em 1958 e teve sua última edição no ano de 2014. E tal relação duradoura aconteceu graças a amizade de nosso presidente Manolo com o colunista esportivo Prof. Francisco Teodoro Mendes, o Chiquinho ou também conhecido como Chiquito.

Releitura do Jornal "Gazeta do Ipiranga".
O Professor Francisco Teodoro Mendes foi colunista esportivo no jornal desde 1967, e sua grande paixão era o futebol varzeano do bairro do Ipiranga, na qual possuía um carinho especial pelo SC Milionários. Segundo nosso presidente Manolo, toda segunda-feira, ou nosso presidente ligava para o Chiquinho, ou o Chiquinho o ligava, no intuito de passar os resultados dos jogos e os eventos esportivos acontecidos durante a semana, pois no máximo até às quintas-feiras as colunas eram redigidas para que fossem publicadas às sextas-feiras. Às vezes nosso presidente Manolo ia na sede da Gazeta do Ipiranga para transmitir as informações pessoalmente para o Chiquinho.

Antiga sede da "Gazeta do Ipiranga", na Rua Bom Pastor, 1557.
O Professor Chiquinho escrevia semanalmente a coluna esportiva "10 Notícias", contando dez acontecimentos dos times varzeanos do bairro.

Coluna "10 Notícias" de 1 de Agosto de 1969, que cobriu o festival comemorativo do aniversário do Milionários, aonde o jogo principal aconteceu entre SC Milionários X São Paulo FC.
Coluna "10 Notícias" de 1 de Julho de 1970.
Coluna "10 Notícias", relatando o fim da invencibilidade de 42 partidas, em 2 de Fevereiro de 1973.
Porém com o tempo os clubes varzeanos se interessavam cada vez mais nas colunas de Francisco Teodoro Mendes, e o quadro "10 Notícias" não era mais suficiente para cobrir todos os eventos esportivos, dando lugar em 1976 para a coluna "Fazendo Esporte por Esporte".

Matéria da coluna "Fazendo Esporte por Esporte", na edição de 12 de Agosto 1977.
Coluna "Fazendo Esporte por Esporte" de 9 de Março de 1979.
Em Abril de 1979, a coluna mudaria de nome novamente, deixando de ser "Fazendo Esporte por Esporte" para se chamar apenas "Fazendo Esporte".

Coluna "Fazendo Esporte" de 17 de Agosto de 1979.
Porém no ano de 1980, a coluna passou a se chamar "Esporte Amador", nome no qual levaria até o fim de suas publicações na "Gazeta do Ipiranga", que ficou muito famoso no meio esportivo.

32 Partidas invictas do Milionários, em 9 de Junho de 1989.
Coluna "Esporte Amador", de 16 de Junho de 1989.
Coluna "Esporte Amador", de 24 de Setembro de 1993.
Goleada do Milionários, em 21 de Fevereiro de 1997.
Milionários e invictos, de 2 de Maio de 1997.
27ª Partida invicta, em 13 de Junho de 1997.
Goleadas do Milionários, em 24 de Setembro de 1999.
Vitória do Milionários, com direito a foto do Prof. Francisco Teodoro Mendes em sua coluna, no dia 11 de Agosto de 2000.
As publicações do Professor Francisco Teodoro Mendes sobre o SC Milionários duraram cerca de quarenta anos, encerrando no início da década de 2000. Infelizmente, o Professor Chiquinho veio a falecer no dia 10 de Maio de 2001 e sua obra não teve continuidade, porém ficou eternizada no coração e nas lembranças de todos os apaixonados pelo futebol varzeano do bairro do Ipiranga.

Através de um ótimo trabalho de recuperação dos recortes dos jornais feito pelo Museu Vicente de Azevedo, e com um acervo pessoal do Senhor Manolo, nós do blog do SC Milionários conseguimos recuperar diversas matérias jornalísticas sobre nosso clube, contando nossa história ao longo dos anos. Para ter acesso a todo o material, clique no álbum abaixo:

SC Milionários nos Jornais
Agradecemos ao Museu Vicente de Azevedo por todo o esforço na recuperação deste material muito precioso para nós do blog do SC Milionários. Saiba mais sobre o Museu Vicente de Azevedo e seu trabalho na região do Ipiranga através dos endereços de contato abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário