domingo, 8 de fevereiro de 2015

Grandes Jogadores: Celso Ferreira

Hoje contaremos a história de um dos maiores jogadores já revelados pelo Milionários, trata-se do lateral esquerdo Celso Ferreira, o Celsinho. O jogador nasceu em São Paulo no dia 2 de outubro de 1950. No fim da década de 60 o lateral foi revelado ao futebol pelo Milionários de São João Clímaco e pelo Copa Rio. Na época o jogador era muito querido por todos do bairro de São João Clímaco.

O jovem Celso Ferreira agachado no centro da foto, ainda muito jovem, jogando pelo Copa Rio na década de 60.
Nelsinho Martinez (cunhado do fundador do Milionários João Mascagna) e Celso Ferreira, ainda muito jovem, no Copa Rio.
Celsinho jogando pelo Milionários. Na foto temos o 1° quadro na seguinte formação - Em pé: Aredio, Moka, Décio, Celso Ferreira, Toti e Manolinho. Agachados: Catinga, Carlinhos, Italianinho, Lorenzo e Edson.
Celsinho jogando pelo Milionários. Na foto temos o 1° quadro na seguinte formação - Em pé: Zitão, Zé Lauro, Toti, Baianinho, Erasmo, Guiné e o técnico Geraldinho. Agachados: Xará, Celso Ferreira, Ditinho, Xoxó, Chininha e Serginho Pelé - Anos 70.
Celso Ferreira nas categorias de base do Palmeiras (último do lado direito de pé). Na mesma foto temos o Serginho Pelé, também conhecido como Federal (terceiro de pé da esquerda para direita), e o Xará (quinto de pé da esquerda para direita). Os três jogavam no Milionários, porém apenas o Celsinho conseguiu se tornar profissional (o Serginho Pelé era considerado muito magrinho para o futebol profissional).
Em sua carreira no futebol profissional Celsinho jogou no Palmeiras entre 1970 e 1974, na qual participou dos títulos Paulista e Brasileiro de 1972, o jogador por ainda ser uma jovem promessa era reserva do lateral esquerdo Zeca. Pelo time paulista foram 38 jogos (21 vitórias, 11 empates e 6 derrotas) e nenhum gol marcado. Após a passagem pelo Palmeiras, Celsinho jogou pelo Santa Cruz (1974), Joinville (1977), Caxias FC (1979) e Operário Futebol Clube - MS (1980).

Palmeiras 1973 - Em pé - Eurico, Edson, Raul Marcel, Alfredo, Dudu e Celso.
Agachados - Ronaldo, Milton, César, Ademir da Guia e Nei.
Um fato curioso é que durante a Copa do Mundo de 1970, nosso presidente Manolo assistiu aos jogos da seleção brasileira na casa de Celsinho, pois devido ao sucesso como jogador profissional, Celsinho era o único morador do bairro de São João Clímaco que tinha uma televisão colorida.

Devido a seu talento promissor, Celsinho chegou a seleção olímpica na qual venceu o Torneio Pré-Olímpico de 1971, em Bogotá, na Colômbia, pela Seleção Brasileira Sub-23, conseguindo classificação para as Olimpíadas de Munique (ALE), em 1972, torneio pelo qual também participou. Pela seleção olímpica participou de 16 jogos, entre estes foram 5 vitórias, 8 empates e 3 derrotas.

Seleção Brasileira Pré Olímpica em 1971.
Seleção Brasileira Olímpica em 1972.
Em pé: Tereso, Nielsen, Abelão, Osmar, Celso e Rubem Galaxe.
Agachados: Pedrinho, Washington, Falcão, Manuel e Dirceu.
Celso Ferreira pela Seleção Olímpica.
Matéria da revista Placar que cita a passagem do Celsinho pelo Milionários.
O lateral acabou desperdiçando sua carreira por problemas extracampo. Celsinho faleceu atropelado no Largo de São João Clímaco, bairro aonde nasceu, no dia 14 de janeiro de 1997.

Coluna do jornal "Gazeta do Ipiranga" lamentando o falecimento de Celsinho, publicada dia 24 de Janeiro de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário