Vocês sabiam que o Milionários já jogou contra o São Paulo FC? É isso mesmo, o jogo aconteceu no ano de 1969, e essa história você pode conhecer neste artigo, que conta com fotos que foram recuperadas, recortes de jornais da época e muita história boa para ficar registrada em nosso blog!
Em 1969, o Milionários já contava com muita simpatia e prestígio no futebol varzeano da região do Ipiranga, e para comemorar o aniversário de 4 anos do clube, foi disputado um festival que contou com a presença das agremiações mais tradicionais da região de São João Clímaco.
O festival aconteceu no dia 26 e 27 de julho de 1969, no antigo estádio dos Meninos F.C. (Estádio Lauro Gomes), na Avenida Caminho do Mar, onde hoje se situa a Praça dos Meninos, em São Bernardo do Campo.
Dia 26/07/1969
- 14 horas: A.R. Ford Willys x G.R. Clube da Turma - Troféu Angelo Cassiolato - 2° Quadro
- 15 horas: Liberato F.C. x G.E. Palestra da Mooca - Troféu Edgar M. Agudos - 2° Quadro
- 16 horas: A.R. Ford Willys x G.R. Clube da Turma - Troféu Toshiyuki Goto - 1° Quadro
Dia 27/07/1969
- 9 horas: Meninos F.C. x A.A. Portuguesa do Sacomã - Troféu Antonio Augusto - 2° Quadro
- 10 horas: S.C. Milionários x E.C. Flor da Vila (Vila Carioca) - Troféu Muraki Kunishi - 2° Quadro
- 11 horas: Veteranos do C.A. Ipiranga x E C. Flor da Vila (Vila Carioca) - Troféu Youssef A. El Bast - 1° Quadro
- 12 horas: Meninos F.C. x A.A. Portuguesa do Sacomã - Troféu Mohamad H. Darwiche - 1° Quadro
- 14 horas: G.R. Flor de São João Clímaco x Grêmio Jardim Independência - Troféu Frigorífico São Silvestre Ltda. - 2° Quadro
- 15 horas: G.R. Flor de São João Clímaco x Grêmio Jardim Independência - Troféu Noel Uvinha - 1° Quadro
- 16 horas: S.C. Milionários x São Paulo Futebol Clube - Troféu Henrique Volpatti - 1° Quadro (Milionários), Misto/ Aspirantes (São Paulo)
O evento foi bastante celebrado pela imprensa, e na época teve a cobertura dos jornais "A Gazeta Esportiva" e da "Gazeta do Ipiranga", felizmente conseguimos recuperar os exemplares abaixo que noticiaram desde a preparação do evento até o jantar de aniversário do clube após a realização do festival.
![]() |
A Gazeta Esportiva - 15/07/1969. |
![]() |
A Gazeta Esportiva - 25/07/1969. |
![]() |
Gazeta do Ipiranga - 01/08/1969. |
O festival foi marcado por ter sido um grande evento com ótimas partidas de futebol. O S.C. Milionários enfrentou a equipe do E.C. Flor da Vila (Vila Carioca) as 10 da manhã do dia 27/07/1969, ambas as equipes eram segundo quadro, e o placar da partida foi 2 a 0 para o Milionários, que faturou o troféu Muraki Kunishi.
![]() |
2° Quadro - Em pé: Roberto, Manolinho, Moka, Wagner, Bilinha, Décio, Osmar, Alemão, Lorenzo, Guiné e Manolo. Agachados: Edson, Zé Gago, Quinho, Italianinho, Carlinhos e Zinho. Mascote: Edward. |
![]() |
Pontapé inicial dado pelo mascote Edward na partida entre Milionários e E.C. Flor da Vila, vencida por 2 a 0 pela equipe milionária. |
![]() |
Edward, mascote do Milionários e filho do Manolo. Detalhe para a marca da bola, Olímpica. |
Já o primeiro quadro do Milionários enfrentou a equipe mista do São Paulo F.C. as 16 horas, valendo o troféu Henrique Volpatti. Nesta época, o time principal do São Paulo estava participando de uma excursão na Europa, tanto que no mesmo dia venceu a equipe do Estrela Vermelha por 3 a 0 em plena Iugoslávia. Entretanto, os atletas profissionais que não viajaram para a Europa, junto dos atletas aspirantes que ficaram no Brasil, tiveram a oportunidade de realizar uma excursão pelo interior, enfrentando grandes clubes da várzea do estado de São Paulo.
Calendário do São Paulo F.C. em sua excursão pelo interior de SP em 1969. |
![]() |
Relatório do jogo entre Milionários x SPFC, registrado na agenda do Milionários em 1969. |
Na partida entre as duas equipes, o time do São Paulo venceu o Milionários pelo placar de 4 a 0. O pontapé inicial da partida foi dado pelo ex-governador do Estado e então presidente do SPFC o Sr. Laudo Natel que foi homenageado pelo clube aniversariante. O Milionários jogou com a seguinte escalação: Pirata (Guiné), Beta, Toti (Xará), Wilsinho, Erasmo e Bié. Dinho, Carlito (Zé Gago), Toninho, Baianinho e Zé Português (Italianinho). Já o São Paulo jogou com: Sérgio Valentim, Carbone, Lima, Paraguaio, Fernando (Gilberto) e Tadeu. Bataglia (Paulo Nani), Sérgio (Claudio), Ricardo, Lauro (Navarro) e Toninho II. Destes relacionados, Sérgio Valentim, Carbone, Lima, Gilberto, Paulo Nani e Toninho II já eram atletas profissionais. Infelizmente, não temos registro de quem foram os autores dos gols.
![]() |
O centroavante Zé Português e o mascote Edward, filho do então diretor Manolo. |
![]() |
Edward, o mascote do Milionários, antes de iniciar a partida. |
Uma curiosidade é que apesar da derrota do Milionários, alguns jogadores se destacaram no confronto contra o SPFC. Entre eles estavam Zé Português, Erasmo e Wilsinho. O centroavante Zé Português inclusive chegou a ser convidado pelo São Paulo FC para fazer testes no clube tricolor no intuito de integrar o time profissional, porém em um amistoso varzeano dias após o festival o Zé fraturou o tornozelo e perdeu sua grande oportunidade na equipe paulista.
Nas imagens abaixo, conseguimos recuperar alguns registros que mostram o antigo estádio do Meninos F.C. onde aconteceu o festival de futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário